sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SOCIEDADE, CULTURA E TECNOLOGIA

Discussão do texto “Da cultura da mídias à cibercultura: o advento do pós-humano” de Lúcia Santaella.

1. Quais são as características listadas pela autora e como estão caracterizadas?

      A autora lista seis categorias que ela chama de eras culturais ou de formações culturais que são elas:

                                                   CULTURA ORAL

                                                   CULTURA DA ESCRITA

                                                   CULTURA IMPRESSA

                                                   CULTURA DE MASSAS

                                                   CULTURA DA MÍDIAS

                                                   CULTURA DIGITAL
 
      Após a realização da leitura do artigo em questão percebe-se que a autora não deixa claro as características específicas de cada uma das eras culturais (ou formações culturais).

Cultura Oral

      Falando da Cultura Oral entende-se que ela aconteceu antes da Cultura escrita, de acordo com Santaella p. 25 as mídias são conformadoras  de novos ambientes sociais, pode-se estudar sociedades cuja cultura se molda pela oralidade.
       Com base nesse trecho percebe-se que mesmo hoje que se considera a sociedade da modernidade, a oralidade está presente, e uma presença marcante, porque junto com as mídias a oralidade faz parte da sociedade, através de conferências que acontece em tempo real.

Cultura Escrita

       Cultura da Escrita – de acordo com a autora na p. 25, em cada período histórico, a cultura fica  sob o domínio da técnica ou da tecnologia de comunicação mais recente. A escrita é de grande importância para a sociedade atual, vem evoluindo e os suportes que são utilizados para usá-la também estão evoluindo, como a autora citou o papiro que foi usada na sociedade, hoje usa-se o mundo virtual para se expressar.

      Cultura Impressa – Na p. 26 Santaella diz que a cultura impressa não nasceu diretamente da cultura oral. Foi antecedida por  uma rica cultura da escrita não alfabética. E que a mesma continua viva e na memória da espécie.
Cultura Impressa

        Cultura de Massas – A autora diz na página 26, a Cultura de massa é uma fase transitória entre a cultura das mídias e a cultura virtual ou a cibercultura.
Cultura de Massas
Cultura de Mídias

      Cultura das Mídias – Segundo a autora foi através das misturas de linguagens e meios que as mídias começaram a se multiplicar, por exemplo, suplementos literários ou culturais especializados de jornais e revistas etc. Ao mesmo tempo equipamento e dispositivos surgiam o que possibilitou o aparecimento de uma cultura do disponível.

       Cultura Digital – De acordo com a autora p. 27, a principal diferença da cultura digital das demais culturas está ocorrendo a convergência das mídias, um fenômeno muito distinto da convivência das mídias típicas da cultura das mídias. E a mesma é considerada cultura do acesso.
      É importante lembrar que uma cultura não desaparece com o surgimento de outra, mas a sempre um processo cumulativo de complexificação, ou seja, a um reajustamento e refuncionalização com o intuito de aprimorar todas as culturas em uma só com o propósito de se adequarem ao mundo moderno atual.
Cultura Digital

2. Em que categoria estamos atualmente – acrescente exemplo.

        Vivemos hoje na Era Digital, pois de acordo com a autora existe uma confraternização de todas as formas de comunicação e de cultura. Onde todas as culturas coexistem produzindo uma quantidade de informação exacerbadora na atualidade. Por exemplo: facebook, Orkut, Linkedin, Myspace, Tablet, Computador, Iphone, Ipad e outros. Facilitando o acesso às informações de forma fácil e objetiva.

REFERÊNCIAS:
SANTAELLA, Lucia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Disponível na Internet via URL <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php
/revistafamecos/article/viewFile/3229/2493>. Acesso em 19.01.2012.

SITES DAS IMAGENS:
http://www.tecnocratadigital.com.br
http://www.artes203.blogspot.com
http://www.juanpiva.blogspot.com
http://www.portalodm.com.br
http://www.onmanager.blogspot.com
http://www.historiadoteatroufpel.blogspot.com

 

2 comentários:

  1. Os comentários de Tas são bem pertinentes a era atual, pois ainda existem pessoas que querem viver como se a tecnologia tivesse bem distante da realidade e isso é super dificil. Não tem como vivermos sem nos adaptarmos as novas tecnologias, por mais que se tenha dificuldades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário. Com certeza, o mundo de hoje está dependente da tecnologia e isso não vai mudar.

      Excluir