quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A ADOLESCÊNCIA ATRAVÉS DOS TEMPOS

O conceito de adolescência foi criado em 1904 pelo psicólogo americano Stanley Hall. Antes, a mudança da infância para a idade adulta era marcada por ritos de passagem. A sequência mostra, a evolução da vida dos jovens na história da Humanidade.

ANTIGUIDADE CLÁSSICA

Na Grécia Antiga, um jovem adquiria status se tivesse educação, o rito de passagem era o período de aprendizagem entre mestre e discípulo.

IDADE MÉDIA

Ser ordenado cavaleiro significava deixar de ser criança. Por volta dos 15 anos o jovem recebia armas, cavalos de combate e armadura para os torneios.


SÉCULO XVII

Num período conturbado por guerras na europa, a iniciação era ingressar no seviço militar, muitas vezes a vida profissional começava bem antes, com o trabalho nos campos e nas manufaturas.


SÉCULO XVIII E XIX

O livro "Os sofrimentos do jovem Werther" do alemão Johann Wolfgang Von Goethe, marcou o modismo de sofrer por amor típico da época romântica. Entendia-se que um jovem se tornava adulto depois da primeira desilusão amorosa.

 
ANOS 50

A adolescência adquire status social nos Estados Unidos, com a economia em alta, um número maior de jovens ganha a chance de ingressar em universidades e de consumir.


ANOS 60

Ser adolescente significa rebelar-se. Os roqueiros passam a falar de drogas, sexualidade e política em suas letras. É a época dos Hippies, do culto ao amor livre e dos protestos contra a guerra do vietnã.


ANOS 80

A rebeldia adolescente se fragmenta em tribos: Punks, Góticos, New Waves, Rockabillies. Cada uma possui visual e hábitos de consumo próprios.


2000 EM DIANTE

Surge a geração tecnológica. Num mundo de informações rápidas. Os contatos acontecem pela tela do computador. São tempos de música eletrônica, jogos eletrônicos e amizades eletrônicas através das redes sociais.


3 comentários: